25 de jul de 2014

Salada de Grão de Bico + Benefícios


Já conhecia o grão de bico de vista, se assim posso dizer. Porém só provei pela primeira vez este ano. E me surpreendi muito, pois simplesmente viciei neste grão sensacional!

Antes de comprar pra fazer, pesquisei na internet sobre este alimento, e me motivei ainda mais depois de encontrar tantos artigos informativos sobre o grão cheio de benefícios a nossa saúde!

Veja abaixo um trecho de um dos inúmeros artigos que encontrei por aí:

" O grão-de-bico é repleto detriptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante asensação de bem-estar. É também uma rica fonte de ferro, carboidratos e proteínas, devendo até mesmo sua casca ser aproveitada, já que é rico em fibras. Seu consumo semanal garante diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhoria do padrão de desenvolvimento das crianças.
ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, porque são totalmente digeridas pelo corpo."
"O grão-de-bico apresenta uma boa biodisponibilidade, assegurando a oxigenação no cérebro, e a síntese de mielina, que é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos, o que pode melhorar o raciocínio, adisposição física e também o humor. "
O fato é, provei, amei e não sei viver mais sem ele na minha alimentação. Consumo um pacote por semana, substituo pelo feijão numa boa. Por enquanto só testei fazendo como salada. Já fiz pra minha mãe e pra minha sogra e as duas amaram! Mas vou testar novas receitas em breve, e conto pra vocês!
O preparo da salada é muito simples...
Deixo o grão de bico de molho por 12 horas, cozinho por cera de 30 minutos na panela de pressão, deixo esfriar em temperatura ambiente, e coloco na geladeira, costumo sempre cozinhar um pacote de 500gr inteiro, e ir temperando aos poucos, cerca de meia hora antes das refeições pra pegar bem o tempero.
Eu sempre tempero assim: sal á gosto, alho cru picadinho, limão, cheiro verde, vinagre e azeite. Tudo á olho mesmo, não tem uma quantidade certinha! Mas você tempera com as coisas que você gosta! Gente fica uma delícia, sério!! E além de tudo faz SUPER bem a saúde! Fica a dica!

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